domingo, 3 de abril de 2011

A Providência de Deus


         Em um vilarejo moravam dois homens, José e Gabriel, os dois criam em Deus e os dois tiveram uma visão de que em três dias haveria uma chuva devastadora sobre o lugar onde moravam. José começou a agir: comprou um barco, arrumou seus pertences de mais valor e preparou sua família. Gabriel nada fez mediante aquela visão, então José foi a ter com Gabriel e disse:
- Então companheiro, não vai se preparar para partir?
E Gabriel respondeu:
- Não querido amigo, esperarei a providência de Deus.
José insistiu:
- Vamos Gabriel, o barco que eu comprei é grande e não levaremos muitas coisas, há espaço para você vir conosco.
Gabriel resistiu:
- Não José, pode ir você e sua família, eu lhe desejo boa sorte em sua jornada e eu esperarei aqui pela providência de Deus
        A chuva chegou, forte como nunca havia tido naquela região, a água começou a subir muito rápido e Gabriel começou a subir para o segundo andar de sua casa e firmando para si mesmo que Deus tomaria alguma providência para ajudá-lo.
A água começa a chegar ao segundo andar de sua casa e quando Gabriel estava na janela avistou ao longe um barco, simples e pequeno, com apenas um navegante, era um homem velho que também estava fugindo da inundação causada pela chuva e o velho vendo a situação de Gabriel disse:
- Venha meu filho, venha para meu barco, é pequeno mas lhe cabe, venha pois do jeito que chove forte logo sua casa será completamente inundada e você morrerá afogado.
Gabriel relutou:
- Não é preciso meu bom velho, pois logo chegará a providência de Deus que me tirará dessa situação.
        O velho não insistiu e foi embora e ali ficou Gabriel, vendo a água aumentar a cada minuto. A água já havia inundado o segundo andar e Gabriel foi se proteger em cima do telhado quando avistou mais um homem, comerciante, fugindo da chuva com suas mercadorias e o comerciante vendo aquele homem prestes a morrer decidiu ajudá-lo.
O comerciante disse:
- Ei amigo! Venha para meu barco, se continuar aí logo morrerás afogado, pois o nível da água sobe rapidamente.
Gabriel relutou novamente:
- Não se preocupe comigo companheiro, siga seu caminho e eu esperarei a providência de Deus.
O comerciante continuou seu caminho. A água inundou completamente a casa de Gabriel, como não tinha nada mais o que fazer Gabriel se jogou na água, não aguentou muito tempo e morreu.
Chegando ao céu, Gabriel encontrou Deus e logo foi reclamar com Ele:
- Senhor eu confiei em Ti, esperei fielmente por sua providência e o Senhor nada fez. Porque o Senhor não me ajudou?
Deus calmamente respondeu:
- Gabriel, eu enviei seu vizinho José, o velho e o comerciante para lhe ajudar, o que mais você queria que eu fizesse?

MORAL DA HISTÓRIA:
Às vezes pensamos que a providência de Deus é o próprio vim nos ajudar. Deus não age só, ele usa alguém para enviar sua providência. Devemos estar atentos, pois enquanto esperamos Deus vir nos ajudar, a providência Dele está do nosso lado.